Segredo do empreendedor para construir riqueza do zero. Mais de 60% dos milionários são feitos do zero. Qual é o segredo deles?
Muitos titãs financeiros acreditam que a criação de riqueza começa na cabeça, não na carteira. Para se tornar rico, você deve ter a convicção de que, com um pouco de esforço e determinação, algo aparentemente tão fora de seu alcance está realmente ao seu alcance.
Jeff Bezos tem um patrimônio líquido de cerca de US $ 117 bilhões. E você? Você provavelmente está trabalhando em um emprego agora, aquele em que você se formou em uma universidade.
Embora você possa não ter economizado muito, suas despesas diárias são bastante altas. Você acredita que seu salário é insuficiente.
Você tem uma dívida de cartão de crédito que precisa ser resolvida, talvez você seja um estudante estudando para um diploma com a esperança de trazer uma boa quantia de dinheiro. Em vez disso, um enorme empréstimo estudantil está pendurado acima de sua cabeça.
Bem, ficar rico é um sonho. Por que eles conseguiram? Ao observar todos aqueles milionários e bilionários, especialmente aqueles que alcançaram seu status tão rapidamente, você começa a se perguntar.
Isso te deixa perplexo, te deixa com raiva. Você acha que eles tiveram sorte, nasceram ricos, trapacearam para conseguir esse dinheiro.
Pior, você acha que não é inteligente o suficiente.
Aqueles sonhos que você teve de comprar uma mansão, seu carro esportivo favorito, pagar sua hipoteca, viajar pelo mundo permanecerão para sempre em seus sonhos
nem mais nem menos. Você chega à dura conclusão de que é um jogo difícil desde o início e você está do lado perdedor.
“A educação formal lhe dará a vida; a auto-educação fará de você uma fortuna.” — Jim Rohn
E se eu lhe dissesse que você estava enganado? Havia uma estratégia para chegar lá, uma fórmula concreta para a riqueza, a ciência de como o dinheiro funciona.
O caminho é desafiador, cheio de dificuldades e altos e baixos. Você terá que superar alguns desafios que a sociedade e o sistema educacional ainda não deixaram claro para você.
A maioria de vocês não chegará até o destino. No entanto, no final desta estrada está a riqueza além do que você pensou que poderia alcançar. É a liberdade de nunca mais se preocupar com dinheiro novamente.
Segredo 1: Desmascarando as mentiras que você tem alimentado
O que você realmente pensa sobre dinheiro? Isso é algo para o qual você trabalha, é ganho ou herdado? É a causa raiz de todos os males?
Você deseja fervorosamente mais disso? Você passou a maior parte de sua vida perseguindo isso? A verdade é que sua família e ambiente têm um grande impacto em como você pensa sobre dinheiro.
Se seus pais não eram ricos quando você nasceu, é mais provável que você pense que sua educação será a mesma. Talvez você tenha ido exatamente na direção oposta e resolvido ganhar o máximo de dinheiro que pudesse para garantir que nunca mais passaria por essa situação.
Na verdade, nosso sistema escolar não ensinou muito sobre esse assunto. É por isso que a maioria de vocês tem falsas crenças sobre dinheiro que não o ajudarão nesta jornada.
Hollywood sempre retratou os ricos como sendo maus ou corruptos. Você foi vítima desse preconceito? De acordo com uma pesquisa recente da Wealth X, bilionários como Warren Buffett, Howard Schultz, Oprah Winfrey, Jeff Bezos, Elon Musk e outros representam 68% dos super-ricos do mundo.
Sua matemática está incorreta. A equação bidimensional que lhe foi ensinada diz que dinheiro é igual a um salário ganho com o trabalho. A educação agora serve apenas para aumentar as chances de encontrar emprego.
O que há de errado com isso?
Se você quer ter muito dinheiro em um curto período de tempo, essa equação nunca o levará lá.
O tempo é o recurso mais valioso porque, uma vez que se foi, nunca poderá ser substituído.
O salário que você ganhou depende da quantidade de tempo que você colocou nesse trabalho. Se você ganhar R$50 por 8 horas de trabalho e trabalhar os 30 dias do mês, levará quase 60 anos para chegar a um total de 1 milhão de reais sem impostos ou despesas.
Somente vivendo modestamente em seus últimos anos você pode realmente se tornar um milionário, e muito desse tempo inestimável já passou por você. Você trocou tempo por dinheiro, e nem era uma quantia significativa.
Mais uma vez, você se pergunta: como eles se tornam milionários por conta própria nessa idade tão jovem? O que os tornava tão diferentes?
A resposta é que eles têm uma equação muito melhor do que você, eles têm uma maneira de entender o dinheiro que você não conhece.
Segredo 2: O segredo por trás do dinheiro e da riqueza
Pare de perseguir dinheiro em uma sociedade capitalista. Você é pago de acordo com o valor que você traz e as pessoas que percebem seu valor. Eles são o mercado, os consumidores da economia.
Sua família, amigos e país compõem o mercado. O que importa não é o quanto você trabalha.
O faxineiro, que trabalha duro e exaustivo todos os dias, ganha muito menos dinheiro do que o contador que trabalha em um computador.
“A única diferença entre um rico e um pobre é como eles usam seu tempo.” — Robert Kiyosaki
Por quê? Porque, por mais duro que pareça, o mercado vê o valor do que o faxineiro faz como sendo significativamente menor do que o do contador. Qualquer um pode ocupar o lugar do faxineiro. O mercado não lhe pagará mais do que o contador que passou anos estudando números e economizou milhares de dólares em impostos para seus clientes, pois é simples aprender a fazer seu trabalho.
Como podemos aumentar o valor percebido? Que tal pessoas como Elon Musk e Jeff Bezos que fizeram seu valor tão alto?
Se você quer dinheiro, o primeiro estágio dessa equação de riqueza é bastante simples: resolver problemas. Você chegou à conclusão de que este é o princípio fundamental de todas as transações financeiras. O dinheiro será arremessado em você se você for capaz de resolver um problema. Se o problema vale um milhão de dólares, encontrar uma solução lhe renderá milhões de dólares.
Pense no problema que a Amazon resolveu. O incômodo de ir a uma loja, esperar na fila, preços mais baratos, etc. Sem mencionar todas as outras empresas que a Amazon possui e o problema que essas empresas resolveram.
Jeff Bezos ajudou a resolver um problema de um bilhão de dólares e também foi premiado por isso.
Não é dinheiro que você deve procurar, você deve procurar problemas e, mais importante, a solução. Depois de encontrar a solução, tente construir seu negócio em torno disso.
Preste atenção ao mercado em sua área. Do que as pessoas reclamam? O que as pessoas afirmam que gostariam de ver? O que os deixou com raiva? O que as pessoas consideram um incômodo? É um problema que vale a pena resolver ou um que você pode resolver?
Segredo 3: Amplie sua solução – um problema que vale a pena resolver
O passo final desta equação para a riqueza é encontrar uma solução escalável para o problema que sua solução precisa afetar uma enorme quantidade de pessoas. Abrir um restaurante não pode torná-lo rico. Isso não é escalável, pois você está restrito à área local. Que tal uma franquia, que é muito mais escalável.
Existe software envolvido em sua solução? Uma vez que o software é desenvolvido, você pode escalá-lo online significativamente sem ter que se preocupar com custos de produção ou envio.
Mas tome cuidado! Sua solução precisa do seu tempo para ser lucrativa? Não perca de vista que a automação é um fator chave. Se feito corretamente, o sistema e o procedimento manterão seu negócio funcionando como uma máquina bem lubrificada.
Se há algo em seu negócio que você pode terceirizar para outra pessoa ou contratar um funcionário para fazer isso por você a um preço razoável?
Apesar de sua crença de que você é o melhor, sobrecarregar-se com tarefas é indesejável. Outra pessoa pode executar a tarefa de forma mais eficaz do que você.
Depois de encontrar uma solução, é seu trabalho garantir que a solução possa ser acessada por todos no mercado. O mercado não se importa com suas paixões.
É hora de seguir em frente e colher os benefícios de seu trabalho depois que sua empresa lucrativa estiver funcionando com os sistemas e procedimentos adequados.
Segredo 4: A recompensa
Você pode continuar sua empresa ou vendê-la neste estágio, que são as duas opções prováveis que você enfrentará. Quando um cliente compra o produto que sua empresa passou anos desenvolvendo, isso é a aquisição.
Por exemplo, o Instagram foi adquirido pelo Facebook por 1 bilhão, o Paypal foi adquirido pelo eBay por 1,5 bilhão.
“Os ricos têm pequenas TVs e grandes bibliotecas, e os pobres têm pequenas bibliotecas e grandes TVs.” – Zig Ziglar
Há muitas razões para você continuar administrando sua empresa, se é isso que você decide fazer. É possível que você adore o negócio que fundou e continue com ele, ou que possa agregar valor a ele e vendê-lo no futuro por mais do que vale atualmente.
Segredo 5: Seu dinheiro ou sua vida
ter sua hipoteca paga, conseguir seu carro ideal, tirar férias globais e nunca ter que se preocupar com dinheiro. Seu destino final não estava relacionado ao dinheiro. Você tem procurado por liberdade, e aqui está.
Pare de Perseguir o Dinheiro – Persiga os Problemas e Encontre a Solução para Esses Problemas.
E esses foi os 5 segredos dos empreendedores para criar riqueza do zero. Deixe seu comentário com sua opinião sobre o que você achou deste conteúdo.