O Que é Marketing Digital e Como Funciona em 2022

Vamos Abordar o que é o marketing digital e como funciona.

Marketing Digital é um conjunto de táticas e estratégias que negócios [ou pessoas] utilizam para atingir seus objetivos e alcançar seu público-alvo. Se o objetivo de uma pessoa é vender algum produto e ela divulga esse produto nos stories do instagram dela, ela já está praticando marketing digital.

Hoje em dia esse termo estar muito popular e muita das vezes as pessoas nem sabem o que realmente é o marketing digital. Pela a evolução de negócios na internet algumas empresas que tem sistema de afiliação tiveram destaque nesses últimos anos, e as pessoas confundem programa de afiliados com marketing digital.

Programa de afiliados não tem nada a ver com marketing digital, a pesar que o afiliado precisa aplicar estratégias de marketing para vender produtos de terceiros. Entenda o que é marketing de afiliado e o que ele faz aqui!.

Vamos para de fatos o que é o marketing digital.

Boa Leitura!

O Que é Marketing Digital?

marketing digital

marketing digital mudou a maneira como nos relacionamos com o mercado, produtos e marcas.

Esse termo, marketing digital, se tornou popular logo no início da década de 2000.

Com o aumento de usuários de internet e na forma como eles se comunicam entre si, o marketing digital fez as empresas repensarem a forma com que alcançam seus consumidores e vendem seus produtos.

Hoje, o e-commerce é uma das maiores modalidades de comércio, movimentando bilhões a cada ano. E isso se deve, em grande parte, a diversas estratégias de marketing digital.

Mas a realidade é que o conceito de marketing digital já existe há bastante tempo.

Tipo, BASTANTE tempo MESMO. Aproximadamente 100 anos para ser exato.

Abaixo uma foto do primeiro profissional de marketing digital na história:

O nome dele: Guglielmo Marconi.

Talvez você está se perguntando: “Como assim? O que esse físico italiano tem a ver com marketing digital?”

Pois é. Em 1896, ele foi a primeira pessoa a realizar uma transmissão pública com sinais wireless.

Foi esse cara, Marconi, que inventou o rádio.

Pouco tempo após essa primeira demonstração, realizada na Inglaterra, a invenção de Marconi possibilitou a transmissão de sinais em Código Morse através do mar, em águas abertas.

O rádio, como tecnologia, levou mais 10 anos para alcançar o grande público. Como você deve imaginar, o seu potencial para vender os mais variados produtos e serviços foi descoberto muito rápido.

A primeira transmissão de rádio ao vivo foi de uma performance de ópera no MET – Museu Metropolitano de Arte, em Nova York. Adivinhe o que as pessoas fizeram depois disso?

Compraram ingressos para óperas!

E, assim, o marketing digital nasceu.

Para entender o que é marketing, então, vamos recorrer a alguns nomes e instituições representativos da área.

American Marketing Association (AMA), que representa os profissionais de marketing nos Estados Unidos, traz a seguinte definição:

“Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Essa definição mostra a abrangência da concepção de marketing. Perceba também que o foco dessa atividade não é vender produtos para clientes, como muitos poderiam pensar.

O marketing trabalha com a geração de valor, e isso deve acontecer na percepção dos diferentes públicos sobre o custo-benefício que a empresa entrega.

Já o The Chartered Institute of Marketing, que representa a área no Reino Unido, define marketing como:

“O processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente com lucro”.

Aí está uma importante contribuição para entender o que é marketing: as necessidades do cliente.

Elas são inerentes ao ser humano ― não é o marketing que as cria. Porém, essa atividade deve saber perceber as carências das pessoas e despertar o desejo para supri-las.

Essa definição vai ao encontro do que diz Philip Kotler, que define o marketing como: “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com lucro.

O marketing identifica necessidades e desejos não preenchidos. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado e o potencial de lucro. Ele aponta quais segmentos da empresa são capazes de servir melhor e cria e promove os produtos e serviços mais apropriados.”

Em poucas palavras, ele define que marketing é “suprir necessidades gerando lucro”.

Essas definições não deixam escapar, também, o objetivo central das empresas: o lucro. Afinal, é isso que garante a sua sobrevivência e competitividade no mercado ― e esse é um dos motivos de existir do marketing.

Mas vale ressaltar que o marketing também pode ser adotado por organizações que não visam o lucro ― instituições públicas e ONGs, por exemplo. Nesses casos, os objetivos do marketing se voltam para o retorno em outras formas, como engajamento ou fortalecimento da marca.

Como Funciona o Marketing Digital

Assim como o marketing tradicional tem o seu jeito próprio de funcionar, o digital também possui suas estratégias e objetivos, que são definidos a partir de um planejamento.

Para colocar em prática esse plano, é necessário lançar mão de uma série de ferramentas e se valer de indicadores para analisar o desempenho das iniciativas adotadas.

Entre as estratégias usadas para alcançar as metas traçadas estão a otimização de sites, para melhora no ranque amento de páginas em buscadores, a produção de conteúdo e o gerenciamento das redes sociais.

Basicamente, o marketing digital atua para aproximar marcas, seja a partir de vendas diretas pelo e-commerce ou como canal de relacionamento com seu público-alvo.

Já em relação aos principais objetivos do marketing digital, posso resumir em quatro termos distintos, embora sequenciais e complementares: busca por tráfego, geração de engajamento, conversão e retenção.

  • Tráfego: trazer visitantes para o site a partir de conteúdos que despertem o interesse do público-alvo
  • Engajamento: despertado o interesse, é chegado o momento do visitante interagir de alguma forma com você (baixando um material rico, por exemplo)
  • Conversão: é quando a interação se transforma em captação, e um prospect vira cliente ao consumir algum produto ou serviço

Retenção: são as ações que visam fidelizar o cliente, fazendo com que ele volte a consumir e isso se torne algo frequente.

Os Principais Conceitos De Marketing Digital

Antes de avançarmos, para que não fique nenhuma dúvida de ordem prática, é fundamental conhecer os principais conceitos de marketing digital.

Eles vão aparecer várias vezes ao longo deste guia – e na sua estratégia, é claro.

Persona

É o seu perfil de cliente ideal com suas características mais particulares.

persona tem nome, idade, renda, e estilo de vida específicos.

Geralmente, é definida a partir da observação da própria carteira de clientes de uma empresa.

Lead

É o cliente em potencial.

lead é aquele consumidor que demonstrou interesse no seu produto ou serviço.

No marketing digital, ele aparece como alguém que visitou sua página e forneceu dados pessoais para receber um material informativo, por exemplo.

Funil de Vendas

É todo o percurso percorrido pelo cliente desde que ele fica sabendo da existência da sua marca até o momento em que ele efetua a compra do produto.

Com isso, a empresa passa a montar um conjunto de fases estratégicas para acompanhar o cliente nessa jornada.

Landing Page

São páginas que têm como objetivo converter visitantes ou transformá-los em leads.

Justamente por isso, elas trabalham com menos elementos do que uma página tradicional geralmente oferece.

Uma landing page pode desde oferecer e-books gratuitos, assinatura de newsletters até a venda de produtos.

O importante é convidar o usuário a fazer uma ação.

SEO

A sigla para Search Engine Optimization significa otimização para mecanismos de busca.

Compreende uma série de técnicas aplicadas em um site ou blog para aumentar o tráfego orgânico na página.

Assim, as empresas ganham mais autoridade, visibilidade, e, consequentemente, mais oportunidades de vendas.

CTA

Significa “Call To Action”, ou seja, é um convite a uma ação.

A ideia é levar o consumidor que está acessando seu conteúdo ao próximo passo, que pode ser desde uma forma mais próxima de interação até a realização de uma compra.

Fluxo de Nutrição

É o fluxo de e-mails programados pela empresa para nutrir o relacionamento com o consumidor.

É uma forma de estreitar os laços ao passo que vai despertando cada vez mais o interesse do usuário respeito dos seus produtos ou serviços.

Conclusão

Essa foi uma descrição um pouco mais resumida – mas, de forma alguma, definitiva – do marketing digital.

Como você viu, a internet não é nem de longe o único lugar para profissionais de marketing fazerem sucesso, mesmo em 2021.

Claro que ninguém pode se permitir perder as oportunidades da web e eventualmente todos os profissionais de marketing terão que se tornar mestres no marketing digital online.

Mas empregar algumas dessas táticas de marketing digital offline pode ajudá-lo a não colocar todos os seus ovos no mesmo cesto e diversificar a sua geração de leads tremendamente.

Esse foi um conteúdo resumido sobre o que é marketing digital para não ficar um conteúdo denso e cansativo de estudar. Aqui no site você encontra complementos sobre marketing digital e suas estratégias eficazes.